27 de outubro de 2016

Titulação automática de Oxigenoterapia em pacientes com DPOC

Saudações colegas!!!

A hipoxemia é um sinal frequente em pacientes com exacerbação de DPOC. No post Oxigenoterapia nas Unidades de Emergência em pacientes com DPOC: as recomendações são respeitadas?, comentamos sobre como as recomendações para a administração de oxigênio, para esse perfil de paciente, nem sempre são levadas em consideração. Uma adequada titulação de oxigênio, além de garantir segurança na terapia, reduz custos hospitalares. 

Baseado em um sistema de alça fechada, o FreeO2 é um equipamento que monitora, oferta e ajusta O2 de acordo com a SpO2 de forma automática, com fluxo máximo de 20 L/min. Mas um sistema assim promete mais do que entrega?

O estudo Automated oxygen titration and weaning with FreeO2 in patients with acute exacerbation of
COPD: a pilot randomized trial foi um ensaio clínico randomizado, para comparar se o ajuste automático de 02 é superior ao ajuste manual. Foram avaliados 50 pacientes internados por exacerbação de DPOC (25 no Grupo FreeO2 e 25 no Grupo Controle). A idade média dos pacientes foi de 72 anos e o VEF1 de 37% do predito. 

Os resultados foram muito interessantes, já que os pacientes que utilizaram o FreeO2, mantiveram a SpO2 dentro do recomendado em 80% do tempo, contra 50% no Grupo Controle (p <0.001), também tiveram uma taxa de Hiperóxia 9% menor, além da média de quantidade de O2 ser também menor, mas sem diferença significativa (0,7 L/min vs 1,2 L/min p= 0,06).  Além disso, a titulação automática, reduziu em 1,8 dias a utilização de O2 e o Tempo de internação em 2,8 dias (p= 0.051). 

Já imaginaram poder deambular com o paciente no corredor sem se preocupar com a SpO2 para aumentar a distância e velocidade de marcha?


Pois foi justamente o que o estudo Automatic Oxygen Titration During Walking in Subjects With COPD: A Randomized Crossover Controlled Study verificou. 16 pacientes com DPOC deambularam em ar ambiente, com Oxigênio contínuo (2 L/min) e com o FreeO2. Foram verificadas, Distância percorrida e Dessaturação durante a Deambulação.

Foi verificado que a Distância percorrida com o uso de O2 contínuo foi 35% maior, quando comparada ao ar ambiente, com o FreeO2, a Distância percorrida foi 63% maior. Comparando o FreeO2 com O2 contínuo, a Distância foi 17% maior com o uso do FreeO2. A taxa de Dessaturação também foi menor (FreeO2 - 0.6% vs O2 - 23.9% vs AA - 52.2%, P < .001).


Os autores ressaltam que este instrumento é um protótipo e ainda indisponível para comercialização, mas parece um instrumento promissor.

Até a próxima!!!

Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa





Referência

1- Lellouche F, Bouchard P-A, Roberge M, et al. Automated oxygen titration and weaning with FreeO2 in patients with acute exacerbation of COPD: a pilot randomized trial. International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. 2016;11:1983-1990. doi:10.2147/COPD.S112820.

2- Lellouche F, L'Her E, Bouchard PA, Brouillard C, Maltais F. Automatic Oxygen Titration During Walking in Subjects With COPD: A Randomized Crossover Controlled Study. Respir Care. 2016 Nov;61(11):1456-1464. Epub 2016 Oct 18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário