24 de outubro de 2016

Estimar a pressão de cuff pela palpação possui acurácia?

Olá colegas!!!

- Ô Fisio, vem ver o cuff aqui. O Fisio vai lá e dá uma apertadinha e diz: Tá boa (a pressão).

Na postagem Gambiarra do Cufômetro: Podemos confiar? comentamos sobre a inferioridade dos manômetros artesanais para aferição da pressão do cuff, em relação aos dispositivos comerciais. A aferição da pressão do cuff por palpação ainda é muito comum no cotidiano.

Mas esse método de avaliação possui sua acurácia?

O estudo italiano Cuff pressure monitoring by manual palpation in intubated patients: How accurate is it? A manikin simulation study se propôs a responder essa dúvida. O estudo foi feito em um manequim e a amostra composta por 68 enfermeiros de 3 UTI's da Itália.

O resultado foi interessante, já que 68% dos participantes estavam equivocados. Apenas 10% dos sujeitos conseguiram, através da palpação, detectar corretamente a pressão dentro do intervalo recomendado (20-30 cmH2O)

O estudo Comparison of the Orotracheal Tube Cuff Pressure Estimated by Palpation vs. the Measurement Taken with a Manometer foi realizados com anestesistas em 40 pacientes, que classificaram, através da palpação, se o cuff estava super-inflado, normal ou desinflado. Posteriormente à palpação, outro avaliador fez a medição com o manômetro adequado. Na avaliação dos anestesistas, 75% dos cuffs estavam Adequados, mas quando a aferição foi feita pelo manômetro apenas 27,5% dos cuffs estavam com a pressão adequada. 

Mas existe concordância? Este mesmo estudo encontrou que a concordância entre avaliadores é fraca (Kappa = 0.21).

Esses dados reiteram a necessidade de medidas objetivas e mais precisas.

Até a próxima!!!!

Créditos ao colega Marcelo Zager.


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Hospital Sancta Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa




Referências:
1-  Giusti, Dr. Gian Domenico et al. Cuff pressure monitoring by manual palpation in intubated patients: How accurate is it? A manikin simulation study. Australian Critical Care. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.aucc.2016.10.001

2- Muñoz VE, Mojica S, Gómez JM, Soto R. Comparison of the Orotracheal Tube Cuff Pressure Estimated by Palpation vs. the Measurement Taken with a Manometer. Rev. Cienc. Salud. 2011; 9(3): 229-236.



Nenhum comentário:

Postar um comentário