14 de junho de 2015

2 motivos (plausíveis) para o Fisioterapeuta ficar atento se o paciente está fazendo Hiperglicemia.


Olá colegas, no post de hoje iremos comentar sobre a importância de saber se o paciente está fazendo distúrbio glicêmico e como podemos auxiliar.

O primeiro motivo é que a Hiperglicemia/Glicemia de difícil controle é uma causa independente de Fraqueza Muscular Adquirida na UTI (FMA-UTI), e essa entidade traz prejuízos importantes para o paciente.
Para se ter dimensão do problema, os pacientes com FMA-UTI:
- Ficam o dobro de tempo na VM;
- Ficam 10 dias a mais na UTI;
- Taxa de readmissão na UTI 3 x maior;
- Mortalidade hospitalar 5 x maior
- Está presente em até 80% em pacientes com tempo de VM acima de 7 dias!!!
E todos esses fatores estão diretamente ligados ao nosso processo de trabalho na UTI, Enfermarias e na alta hospitalar.
O segundo motivo é que a Mobilização Precoce tem efeitos benéficos já demonstrados no manejo da Hiperglicemia. Um ensaio clínico randomizado com 104 pacientes em VM que receberam Mobilização Precoce e que tinham como objetivo, avaliar os níveis glicêmicos desses pacientes.
Foi evidenciado que a Mobilização foi capaz de prevenir a FMA-UTI (OR, 0.18, P = .001) e também de reduzir a necessidade de Insulina (redução de 0,13 unidades/kg/dia, P < .001), ou seja, redução de custos.
O fato é que a Mobilização tem a capacidade de estimular o restabelecimento dos receptores de membrana celular GLUT-4 e IGF-1, assim sendo, aumentando a capacidade aeróbica das células.
Esse é apenas mais um ponto a favor da Mobilização Precoce sistematizada, de rotina e bem indicada.

Até a próxima!!!


Caio Veloso da Costa
Fisioterapeuta do Pronto Atendimento Sanca Maggiore - Prevent Senior
Especialista em Fisioterapia Intensiva - Adulto pela ASSOBRAFIR/COFFITO
Especialização latu sensu em Saúde do Adulto e do Idoso com área de concentração em Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar da UNIFESP
LinkedIn: Caio Veloso da Costa



Referências:
1- Patel BK, Pohlman AS, Hall JB, Kress JP. Impact of early mobilization on glycemic control and ICU-acquired weakness in critically ill patients who are mechanically ventilated. Chest. 2014;146(6):583-9;
2- Schefold JC, Bierbrauer J, Weber-Carstens S. Intensive care unit—acquired weakness (ICUAW) and muscle wasting in critically ill patients with severe sepsis and septic shock. J Cachexia Sarcopenia Muscle. 2010;1(2):147-57.



Nenhum comentário:

Postar um comentário